Quando e porque devemos buscar psicoterapia?



Durante muitos anos estar com um psicólogo era considerado um tabu, motivo de vergonha, comportamento inadequado e por muitas vezes um tratamento destinado única e exclusivamente a pessoas que sofriam de transtornos psiquiátricos graves.
Hoje começamos a ter um novo olhar para o papel do psicólogo como agente da saúde e não da doença . Muitas vezes investir em um tratamento psicológico e fator de prevenção de maiores problemas no futuro, pois e o psicólogo um caminhante, que te ajuda a caminhar,  a entender e se entender.

Como profissionais não somos perfeitos e muitas vezes aprendemos com nossos pacientes, mas somos aquele que escuta, que interfere, mas não fere,\.
Buscamos através de técnicas psicológicas ser um agente que propicia mudanças, reflexões e reformulações no modo de pensar, ser e agir. Isso ja seria um grande processo nos dias atuais aonde pouco tempo temos para estar com nos mesmos.

Tenho uma passagem muito interessante e na época foi um tanto dolorosa, estava eu conversando com um colega, que não era psicólogo e por motivos decorrentes do momento em que vinha vivendo vinha chorando e bastante fragilizada. Esse colega vira para mim e pergunta: "Mas como pode , você uma psicologa chorar?" Na hora me senti agredida, como se por ser psicologa não pudesse ser gente, vulnerável, sensível .
Hoje agradeço a esse colega que me fez repensar meu lugar como ser humano e psicologa, as minhas terapeutas, foram algumas em 24 anos de formada, e a vida que me ensinou a viver, a sentir e a chorar.

A psicologia não 'e um instrumento para tratar malucos, mas e um caminho para não chegarmos la.
E a quem seria indicado um processo terapêutico ? A todos aqueles que queiram se conhecer, reconhecer, sentir e ser um pouco mais do que meros expectadores da própria historia .
O meu muito obrigado a todos os professores que me ensinaram a ser psicologa, a todos terapeutas que me ajudaram a ser gente e a todos pacientes que me mostram todos os dias que funciona.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CALOR DO AFETO QUE CURA

Conhece-te a Ti Mesmo