Mulher- um universo em transformação ou em erupção ?








Agora dia 08 de marco comemoramos o dia internacional da mulher que tem como objetivo relembrar e comemorar   uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX ou como bem acredito ate os dias atuais .
Temos  falado muito de igualdade de direitos, mas muitas vezes percebo o quanto estamos perdidas ainda no que realmente queremos e que quando falamos em igualdades de direito devemos falar também em igualdade de deveres.
Hoje praticamente todas as mulheres que atendo em minha clinica, e não são poucas, estão perdidas, infelizes, sem saber que papel social e profissional ocupar, com uma grande necessidade de exercer seu papel de esposa e de mae, mas sendo privada muitas vezes pela extensa carga horária destinada ao trabalho, ao investimento na profissão e pela tripla jornada demandada a todas.O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.
Estamos em um momento muito confuso dentro do aspecto biopsicosocial da humanidade. Essas mudanças necessárias , mas desordenadas, não interferem somente na auto realização da mulher, elas demandam uma revisão no papel e aspecto da família, do lar e numa nova postura no mundo masculino em torno de responsabilidades que eram especificas da mulher.
Todos esses fatores precisam, mas  ainda não foram repensados.
Segundo Leonardo Boff, e pessoalmente eu gosto muito dessa visão:


A MAIOR PRESENÇA DO ARQUÉTIPO FEMININO NAS RELAÇÕES SOCIAIS

ABRE UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O FUTURO DO PLANETA. ESTABELECER UMA NOVA ALIANÇA HOMEM-MULHER É A GRANDE META A SER ALCANÇADA NO SÉCULO XXI, A MANEIRA DE SUBSTITUIRMOS A DISCÓRDIA PELA UNIÃO, A COMPETITIVIDADE DESTRUTIVA PELA COOPERAÇÃO E A GUERRA PELA PAZ, EM UM PROJETO DE CRIAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA PARA TODOS NÓS, HOMENS E MULHERES.


Partiríamos então do principio da união de duas energias basicamente diferenciadas em sua essência, mas necessariamente complementares para o bem da humanidade como um todo. 

                                   

Cada um com suas características básicas somando conteúdos para o bem da família, da sociedade e da humanidade.

Algumas diferenças arquetípicas nos dois aspectos 

'E a ALMA FEMININA que:

-NUTRI
-INTUITIVA
-TERNA
-ACOLHE
-SENSÍVEL
-COMPREENSIVA
-CARÁTER SAGRADO E MISTERIOSO DA VIDA E DO MUNDO


'E a ALMA MASCULINA que:
-SUPRI
-RACIONAL
-CONCRET0
-COMPETE
-OBJETIVO
-SUPERAÇÃO
-CARÁTER CONCRETO E DETERMINADO DA VIDA E DO MUNDO

Ambos podem se misturar, transpor, mas uma lama feminina sera' sempre uma alma feminina e uma alma masculina sera' sempre uma alma masculina e não estou falando de diferença de géneros .

E ai fica este questionamento para repensarmos

"Eu ganho dinheiro, sou bem resolvida, me considero feminista. 
O que explica que eu queira fazer a lista do supermercado?" 


Indaga Eni Samara, 
feminista, diretora do Museu do Ipiranga e professora do 
curso de pós-graduação de História na Universidade de São Paulo:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CALOR DO AFETO QUE CURA

Conhece-te a Ti Mesmo