ANSIEDADE E EXPECTATIVA SÃO BOAS COMPANHEIRAS?


Estamos começando a trilhar 2012, como em todos os anos percebo que esta virada de final de ano e início de um novo ano ou nova etapa vem dominado por sentimentos de expectativa, ansiedade, uma aceleração e euforia que acabam se tornando muita mais agressivas do que prazerosas a estrutura e homeostase psíquica.
E como sair disso, se colocar a margem, não entrar em contato com as expectativas, com a ansiedade?
Acaba por muitas vezes sendo um movimento extremamente difícil, eu mesma invariavelmente venho me propondo a fazer diferente, a não me deixar levar pelo excesso, festas de confraternização, provas de final de ano, presentes (tem q ter), projetos para o que vem...Aiiiiiiiii
Eu fico me perguntando: E o que vem ? Nao sei, ninguém sabe, e gradativamente nos enredamos nos sintomas decorrentes do meio que são a ansiedade, a angustia, e esse excesso de sintomas depressivos decorrentes de expectativas demasiadas, a tentativa de controlar o incontrolável.
Entrar o ano com o pé direito e TUDO VAI DAR CERTO.
O certo é um processo de cada novo dia, de cada 01 de janeiro de todos os dias de nossa vida, temos todos os dias e todos as horas do dia para iniciar um novo, começar de novo. Pois o novo só é novo quando renasce de dentro de nós.
Expectativas demasiadas só resultam em frustraçao. Viver o hoje, focar no aqui e agora é a meta para uma vida com mais qualidade e equilíbrio.
Está difícil para você? É difícil para muitos todos nós, exige uma prática, pois temos vivido focados no amanhã, visando o resultado e não o processo, que é onde encontramos o crescimento.
Acabamos perdendo o maior presente, que é o presente, é aonde a vida acontece, lugar da experiencia e não da expectativa.Espaço de completude e nao de idealizações.
Hoje um dos maiores problemas de saude que temos tratado é a ansiedade, um sentimento angustiante, que rouba a paz, gera inquietude, parece que falta algo que nunca se teve, e temos que ir correndo pegar...
Tipo Alice no Pais das Maravilhas, estamos correndo atrás do que e para que ?
Do coelho que tá sempre atrasado ?
Quem somos nós nesta historia?
A ansiedade por si só acelera nosso metabolismo através da liberação de neurotransmissores nos tirando de um estado de equilíbrio e bem estar.
Os transtornos decorrentes de um distúrbio de ansiedade, desta tentativa va de controlar o amanhã ou a hora seguinte... são variados. Temos comumente visto crescer os transtornos do pãnico que nas entrelinhas significa o corpo e a mente numa forma desesperada e desamparada dizendo "para que tudo saiu do controle". Uma crise de pânico é a perda de controle do hoje, do amanha, de si mesmo. Aflora um desespero genuíno, apreensão e um pedido : Me diz o que esta acontecendo comigo.
A ansiedade em grau normal e necessaria é saudavel para se atingir objetivos, mas o transtorno, a perda de foco, a perda de si mesmo,é paralisante e solicita atenção as causas.
Na maioria das vezes não é fácil sair desta sozinho e uma ajuda psicológica, psiquiátrica são fundamentais. Oriento também para um trabalho de meditação que ajuda no trabalho respiratório e no controle dos pensamentos disfuncionais, sempre em parceria com a terapia e medicação se for necessário.
São alguns os passos que podemos dar neste início de ano e durante todos os dias de nossa vida em busca do equilibrio para cuidar e preservar nossa saude emocional.
Lembrando que é a falta de atencao a saude como um todo que muitas vezes leva a quadros de estresse e recaídas no uso de substancias e na auto medicação, a volta ao consumo do tabaco entre outros que nao estavam no planejamento para o ano que deveria vir o novo e não o velho.
Bom esse e o foco, compreender a força de nosso corpo emocional e assim praticar alguns lemas
@ Se dê de presente o presente
@ Vá com calma
@ Faça o simples





Feliz Dia de Hoje


 Ana Café


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CALOR DO AFETO QUE CURA

Conhece-te a Ti Mesmo