CURA E O LUGAR DO TERAPEUTA NA RECUPERAÇÃO



Muitas vezes no processo de adoecimento bio-psico-social  nos mobilizamos com a impossibilidade e dificuldade apresentada pelos aspectos inerentes as dores da alma e ao paciente que nos chega sem luz, nas trevas da alma.
Como Psicólogos e terapeutas transformou-se em instrumento de fundamental importância a  compreensão de nossa impotência em alguns sentidos da dor emocional, da doença espiritual, e a compreensão e acolhimento de um terceiro incluído, ou um Poder Superior, ou como queira chamar.
Precisamos incluir o conceito de recuperação Espiritual como um ponto fundamental para a recuperação integral de pacientes, familiares e de nossa comunidade.
No Programa de 12 Passos, que é um programa Espiritual, temos como base um  tripê  espiritual no qual a base da recuperação está na Rendição, Entrega e Confiança.
Hoje vemos que é esta rendição e entrega de si mesmo que favorece o maior número de pacientes para uma recuperação mental e espiritual no mundo todo.
Tudo isso para dizer que o tempo entre o início do processo de recuperação e a possibilidade que se estabelece entre terapeuta,,paciente e cura aconteça. É o momento de recuperação que trascende a ambos.

Cito um texto de Roberto Crema que fala bem sobre essa relação terapeuta, paciente e o Outro :

"A  tarefa considerada primordial para os Terapeutas era cuidar, já que é a Natureza quem cura. Antes de tudo, cuidar do que não é doente em nós, do Ser, do Sopro que nos habita e inspira. Também cuidar do corpo, templo do Espírito, cuidar do desejo, reorientando-o para o essencial; cuidar do imaginário, das grandes imagens arquetípicas que estruturam a nossa consciência e cuidar do outro, o serviço à comunidade, implicando o próprio centramento no Ser."

É isso o reascender o sopro e o divino que habita em cada um que chega em busca de luz em nossos consultórios é um momento mágico baseado numa tríade, não é impossível, mas é preciso fé. Fé que só é possível aqueles que já reascenderem seu sopro e reencontraram o divino dentro de si.

"Ninguém transforma ninguém e ninguém se transforma sozinho. Nós nos transformamos no Encontro"
( Roberto Crema)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CALOR DO AFETO QUE CURA

Conhece-te a Ti Mesmo