DEPRESSÃO A DOENÇA DA ALMA




O desafio da depressão

Falta de diagnóstico e tratamento errado levam número cada vez maior de pessoas a sofrer com a doença. 
Entramos no século XXI com um número cada vez maior de deprimidos. O problema é tão grave que, segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão será a segunda maior causa de incapacitação ao trabalho no ano de 2020.
Se falamos de uma tristeza profunda, luto, melancolia ou uma desordem em substâncias químicas do cérebro, invariavelmente essa doença ataca a alma, o desejo, a fonte da vida
É como se a luz se apagasse, mas o show tem que continuar. As pessoas que convivem com pessoas nesse estado de falência física, psíquica e espiritual se sentem completamente impotentes perante o esvaziamento que a doença manifesta. `
Precisamos estar atentos e diferenciar tristeza de depressão. Muitas vezes raiva e ressentimentos reprimidos se manifestam sob a forma de um comportamento deprimido, uma falência emocional, um cansaço constante. Mas diferem em intensidade e constância da depressão propriamente dita.
A depressão é muito mais profunda e resistente do que a tristeza. Alguns de seus sintomas são: melancolia, desânimo, incapacidade de se concentrar, desinteresse pela vida, irritabilidade, impaciência, aumento ou diminuição do sono, entre outros.
Depressão grave é a dor que fica mesmo quando o problema vai embora. Ela não é provocada pelos infortúnios da vida nem pode ser curada com situações prazerosas. O depressivo crônico que tem uma dívida se livra do débito se ganhar na loteria – mas não da tristeza.
É interessante ressaltar que é em grandes processos depressivos  que encontramos  momentos de renascimento e renovação fantásticos.
Freud disse que todo processo de Luto é extremamente necessário, contanto que não nos conduza a uma melancolia, ou seja ao apego a dor.

Um estado de depressão deveria ser vivenciado tão plenamente quanto possível, de acordo com Jung, de modo que os sentimentos envolvidos possam ser esclarecidos. Tal esclarecimento representa uma conversão de um sentimento vago em uma idéia  ou imagem mais precisa à qual a pessoa depressiva possa se referir.
A depressão está ligada à regressão em seus aspectos regenerativos e enriquecedores. Em particular, pode assumir a forma da “tranqüilidade vazia que precede o trabalho criativo” 
Bem na verdade estamos passando por momentos de extrema exigência aonde temos que nos reinventar, mas parece que esquecemos nossa essência e de nos recriar. Viva a Vida

Comentários

  1. Excelente texto Ana! Tenho passado por momentos tortuosos, perdi minha mãe de morte súbita 3 dias antes do dia das mães e dois dias depois de ter feito uma cirurgia. Meu desejo é ficar no quarto o tempo todo...não consegui ajuda.... bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CALOR DO AFETO QUE CURA

Conhece-te a Ti Mesmo