NEUROSES E DORES EMOCIONAIS NOSSAS DE CADA DIA




Muito temos falado nos últimos tempos de depressão, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade e diversos outros distúrbios emocionais que vêm trazendo sofrimento e padecimento à nossa sociedade.
Parece que evoluimos muito na compreensão e evolução tecnológica mas temos esquecido de SER, e é assim mesmo em letra maiuscula.
Esquecemos que sentimos, nascemos sentindo e morremos sentindo.
Somos seres da emoção. Nascemos com medo e morremos com medo e não há tecnologia que controle isso, e não há indústria farmacêutica que dê conta disto.
Precisamos conhecer e reconhecer nossas neuroses, nossos medos, nossas entranhas para aí, quem sabe, sermos livres de nós mesmos e destas doenças da modernidade que adoecem por cequeira emocional.

Jung já nos orientava a lidar com nossas neuroses : 


·       Nós não devemos tentar ‘eliminar’ uma neurose, mas tentar vivenciar o que ela significa, o que tem a ensinar e qual é a sua finalidade.

·       Devemos mesmo aprender e ser gratos a ela, pois do contrário passamos ao lado dela e perdemos a oportunidade de conhecer como realmente somos. . .

·       Uma neurose é verdadeiramente removida somente quando é removida a falsa atitude do ego.

"Nós não a curamos - ela nos cura. Uma pessoa está doente, mas a doença é a tentativa da natureza de curar essa pessoa. ”
De Jung, C.G., Collected Works CW, Translated R;F;C; Hull, Princeton University Press, 1953-1979, 10.361.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CALOR DO AFETO QUE CURA

Conhece-te a Ti Mesmo